domingo, 2 de maio de 2010

REDES SOCIAIS E SEUS RISCOS

Será que as pessoas não se preocupam com seus posts nas redes sociais? Já vi de tudo! Desde foto intima no orkut, endereços, números de cartão de crédito divulgados publicamente e até diretor de empresa demitido por ter falado besteira no twitter. É realmente de assustar!

Se você parar um pouco e procurar, você consegue encontrar simplesmente tudo sobre qualquer um. Não precisa ser nenhum especialista em segurança ou hacker, basta navegar pelas redes e saber usar o google. Por isso, não é raro vermos notícias de sequestros, extorsões, pedofilia, bullying e outras ameaças relacionadas ao uso (ou mau uso) de redes sociais.

Não estou aqui querendo desmotivar o uso dessas redes. Não é isso! Minha intenção é motivar o uso consciente e seguro. Até porque não podemos ignorar os inúmeros benefícios dessas ferramentas: aproximação das pessoas, publicidade, oportunidades de negócio, divertimento, etc. Semana passada, em conversa com colegas de trabalho alguém nos contou um caso de uma pessoa que havia ficado presa no elevador e foi rapidamente resgatada graças ao seu post no twitter que foi visto por seus seguidores. Outro exemplo positivo são as inúmeras campanhas bem sucedides no twitter para doação de sangue.

Apesar dessas grandes vantagens, o fato é que a maioria das pessoas não tem a noção do perigo gerado pelo mau uso dessas ferramentas. Há quem poste exatamente todos os seus passos no twitter ou nas páginas de recado do orkut. E o pior: a maioria das pessoas não tem o mínimo de cuidado com suas senhas. Recentemente, li uma notícia sobre a venda de 1.5 milhões de contas roubadas por crackers do Facebook (uma das redes sociais mais populares do mundo).

Além disso, as pessoas sentem uma falsa sensação de seguraça na internet e não se deram conta de que os mesmos perigos que temos no mundo real, temos no "virtual". Não gosto muito desses dois termos (real e virtual) já que o dito "mundo virtual", de virtual não tem nada. O computador, as redes e a internet são simplesmente ferramentas do mundo real, tornando a vida mais prática.

Sou da opinião de que o uso consciente e seguro da internet deve ser levado a sério em nossas casas e principalmente com os nossos filhos, tornando-se disciplina obrigatória nas escolas. Prevenir com educação e conscientização! Eu apostaria nisso.

E quanto ao uso de redes sociais nas empresas? Bom, vamos deixar esse assunto para outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário