terça-feira, 12 de maio de 2009

Por falar em pandemia...

Agora não é força de expressão e nem estou utilizando a palavra no sentido conotativo! Segundo a Organização Mundial da Saúde estamos perto de uma Pandemia, já que a epidemia de Influenza A (Gripe Suína) iniciada no México já se encontra no nível de gravidade 5. O próximo nível caracteriza a pandemia.

Para entender mais sobre os níveis de gravidade definidos pela OMS e saber mais sobre a gripe suína acesse: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1101145-5603,00-TIRE+SUAS+DUVIDAS+SOBRE+O+RISCO+E+A+PREVENCAO+DA+GRIPE+SUINA.html

Mapeando o assunto para o mundo corporativo, podemos afirmar que doenças que se proliferam absurdamente com grande velocidade de contaminação, podem afetar seriamente a continuidade dos negócios devido ao absenteísmo em massa. Porém, não vejo motivo para entrar em pânico no caso da gripe suína. Acredito que realmente é uma ameaça que pode se tornar grave, porém vejo muito exagero e sensacionalismo da mídia em torno deste assunto.

O fato é que as organizações precisam se preparar para evitar problemas inesperados como o caso de uma real pandemia e o momento atual nos dá a oportunidade de lembrarmos e reforçamos o que precisamos fazer em situações como essa.

A análise de impacto aos negócios é uma ação essencial para definir uma série de questões como: Qual mão-de-obra é vital para a organização? Que áreas são sustentáveis em uma situação de absenteísmo generalizado? Qual o downtime máximo para a inatividade das áreas? Tenho pessoas treinadas e aptas para substituir as infectadas? Tenho planos de exames, de testes, de isolamento e de remediação para conter a proliferação entre os colaboradores? E por aí vai... A partir disso, considerar esses inputs no momento de traçar os planos estratégicos e de continuidade de negócios é uma boa pedida.

É bom lembrarmos que toda e qualquer ação não será bem sucedida se não houver um plano de comunicação e de conscientização bem elaborado e executado de forma que todos os colaboradores da organização se envolvam, conheçam e entendam os planos para gerir uma crise como essa, além de ser fundamental que todos pratiquem as recomendações dos órgãos de saúde para prevenir a infecção.

Mudando um pouco o "rumo da prosa", já notaram como é incrível a rapidez dos "espertinhos" que se aproveitam do grande interesse da sociedade por um determinado assunto e tentam ludibriar os mais desavisados? Refiro-me principalmente a grande quantidade de spams sobre a gripe suína que temos recebido diariamente em nossas caixas.

Inicialmente, era muito comum apenas emails com links para sites de remédios, de propagandas com aqueles zilhões de pop-ups e coisas do tipo. Atualmente, os simples spams tornaram-se phishings e ameaças mais graves a dados financeiros e roubo de informações sensíveis do seu PC. Em muitos casos, os spammers se passam por órgãos legais que "solicitam" dados pessoais para um suposto cadastro de infectados ou não-infectados (ou algo do tipo) com o objetivo real de ter acesso a informações pessoais e confidenciais. Outros desses falsos emails trazem links para vídeos e fotos de pacientes em fase terminal com a gripe suína e na verdade são atalhos para worms, como, por exemplo, o velho e conhecido "banker" (que rouba dados bancários).

Enfim, cuide-se para que nem você e nem suas informações sejam afetadas pela gripe suína.

Saúde!







Um comentário: